Cadeira: 05  -  Patrono: Philomeno Joaquim da Costa

jose horacio halfeld rezende ribeiro 05

Perfil Profissional:

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994).

Monitoria da Disciplina de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação da Professora Leda Pereira Mota, exercida nos anos de 1993 e 1994.

Estagiou sob orientação do Professor Miguel Reale de 1990 a 1994. É advogado militante, desde 1995. Pós-graduado lato sensu em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária (CEU) em 1996. Pós-graduado lato sensu em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998.

Mestre em Direito das Relações Sociais, área de concentração de Direito Civil Comparado, pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação da Professora Titular Maria Helena Diniz (2006). Doutorando (com créditos concluídos) na PUC-SP.

Diretor Cultural do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo (eleito para o triênio 2007-2009). Diretor de Comunicação do IASP (eleito para o triênio 2010-2012). Membro do Conselho Editorial da Revista do IASP publicada pela Revista dos Tribunais. Professor-Autor do Curso de Direiro Bancário da FGV Online. Professor do Programa GVLAW de Direito Bancário para as Escolas de Magistratura de todo o país.

Membro da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa – CJLP. Membro do Instituto de Direito Privado - IDP. Diretor Tesoureiro da Fundação Nuce e Miguel Reale. Autor de artigos e coordenador de obras publicadas pela Editora Atlas, Revista dos Tribunais e Saraiva. Coordenador (sucedendo o Professor Arnoldo Wald) da Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais editada pela Revista dos Tribunais.