Cadeira: 56  -  Patrono: Miguel Reale

miguel reale junior 56

Perfil Profissional:

Jurista e professor brasileiro, filho do também jurista Miguel Reale. Em 967 formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Concluiu o doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1971. Livre Docente em 1974 pela mesma Faculdade; Professor Titular de Direito Penal no Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 1987.

Chefe do Departamento de Direito Penal da USP (2002 a 2006 / 2012 - atual).

Em 1983, assume a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo no governo Franco Montoro.

Já em 1987, torna-se presidente do Conselho Federal de Entorpecentes - COFEN, órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Em 1995, é feito secretário estadual da Administração e Modernização do Serviço Público no governo Covas. Foi Membro da Comissão Elaboradora da Parte Geral do Código Penal e da Lei de Execução Penal, de 1980 a 1984.

Presidente da Comissão de Diagnóstico do Sistema Criminal Brasileiro e da Comissão Elaboradora dos Anteprojetos de Lei modificativos da Parte Geral do Código Penal, bem como da Lei de Execução Penal em 2000.

Foi Membro da Comissão de Estudos Constitucionais, presidida por Afonso Arinos, Assessor especial da Presidência da Assembléia Nacional Constituinte; Presidiu a Comissão encarregada da análise da responsabilidade do Estado em face dos mortos e desaparecidos políticos durante o regime militar.

Foi Ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso e Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo.

Autor de diversos livros de doutrina, coletânea de pareceres jurídicos e vários artigos em diversas revistas jurídicas brasileiras e estrangeiras.

Membro da Academia Paulista de Letras (cadeira nº 2), bem como da Real Academia de Jurisprudencia y Legislacion.