Sidnei Agostinho Beneti

Cadeira: 78  -  Patrono: Agostinho Neves de Arruda Alvim

sidnei agostinho beneti 78

Perfil Profissional:

Ministro Aposentado do Superior Tribunal de Justiça – STJ. Foi Presidente da Comissão de Juristas para a Reforma da Lei de Execuções Penais (Senado Federal, 2013).

Foi Membro da Comissão destinada a sugerir alterações no Código de Processo Civil (STJ, 2013).

É Membro do Júri do “Prêmio Innovare”.

É Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

É também Professor Titular aposentado de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de S. Bernardo do Campo–SP.

É Presidente Honorário da Associação Internacional de Magistrados (International Association of Judges – Roma (www.iajuim.org).

Ex-Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ex-Presidente da Câmara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

É membro das seguintes instituições: Instituto Internacional de Insolvência, Associação de Direito Internacional, Associação Internacional de Direito Processual, Instituto Ibero-Americano de Direito, Instituto Brasileiro de Direito Processual, Associação Internacional de Direito Penal, Associação Alemã-Japonesa de Juristas e Associação de Juristas Alemanha-Brasil. 6 livros e mais de 70 artigos publicados. Nasceu em 1944, é casado, tem três filhos e três netos. Seu idioma nativo é o português. Fluente em francês, inglês, espanhol, alemão e italiano. Leitura do Latin.