Ives Gandra Martins é outorgado com Colar de Honra ao Mérito Legislativo

fonte: Da redação ALSP - Fotos: Marco Ant. Cardelino - 

o colar APLSP Ives 1 80ee6O plenário Juscelino Kubitschek foi palco de homenagem ao renomado jurista e professor emérito Ives Gandra Martins, na sexta-feira (11/5). Ele foi agraciado com o Colar de Honra ao Mérito do Estado de São Paulo, a maior e mais importante homenagem oferecida pela Assembleia Legislativa.

Familiares do jurista e integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e professores da Universidade de São Paulo (USP) estiveram presentes na homenagem proposta pela deputada Célia Leão (PSDB). "Ives Gandra Martins é um exemplo a ser seguido. A qualquer tempo do seu dia, ele nos ensina. É o ser humano mais admirável deste planeta. Queremos que saiba o quanto o reconhecemos", declarou Célia.o colar APLSP Ives 4 9ff64

O deputado Fernando Capez (PSDB) destacou que a maior virtude do jurista é a humildade. "Ives é inteligente, tem raciocínio lógico, o dom de escrever, de ensinar. Mas a sua maior virtude é sua imensa grandeza e algo muito maior, a sua humildade", declarou Capez.

"Meu pai é um homem dedicado, estudioso. Tenho uma Universidade de Harvard em casa, e com ele aprendi o quanto estudar é essencial. O seu exemplo nos arrasta e essa fé nos ilumina o caminho", declarou Angela Vidal Gandra da Silva Martins, filha de Ives.

Nascido em 1935, Ives Gandra Martins é filho de José e Alaíde Martins, e casado com Ruth Vidal há 64 anos. É advogado, jurista, escritor, professor emérito da Faculdade Mackenzie, membro da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Brasileira de Letras, torcedor e conselheiro do São Paulo Futebol Clube. "A forma com que esta Casa Legislativa de São Paulo me homenageou, com amigos falando, de uma forma tão sincera, muito me sensibilizou. Amizade é algo que nunca é imparcial e, no caso, aqui, apesar de extremamente comovido, agradeço a parcialidade do coração de todos. Conheço os meus defeitos e não são poucos e, quando me consideram humilde, é, na verdade, o reconhecimento de minhas limitações. Exerço a minha cidadania, que todo brasileiro deve exercer, com palestras, artigos e livros, porque o exercício da cidadania independe de exercício de uma posição política", agradeceu Gandra.

A mesa foi composta por Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo; Fábio Romeu Canton Filho, representando Marcos da Costa, presidente da OAB; Ruy Altenfeder, presidente do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp-Consea, representando Paulo Skaf, presidente da Fiesp; o advogado Flávio D'Urso e o General Claudio Martins, comandante do Exército, além dos citados na reportagem.

 

o colar APLSP Ives 3 97ba8

o colar APLSP Ives 2 ef495

o colar APLSP Ives 11 5cb1cFernando Capezo colar APLSP Ives 11 5cb1cRuy Altenfelder

o colar APLSP Ives 12 0c067Alencar Burti

o colar APLSP Ives 12 0c067Coronel Claudio Boaventura Martins

o colar APLSP Ives 12 0c067Fábio Romeu Canton Filho

o colar APLSP Ives 12 0c067

 

Luiz Flávio Birges D´ursoLuiz Flávio Borges D´urso