Título: Estudos sobre o Amanhã

IG AMANHA 1 93103

Coordenadores e Apresentação: - Ives Gandra da Silva Martins e Miguel Colasuonno
Editora Resenha Universitária - ano 2000

Apresentação

0 2º volume dos Estudos sobre Amanhã abrange variada gama de ensaios antecipatórios, em áreas do conhecimento científico e atuação política, num esboçar prévio de aspectos polêmicos do ano 2000.

Todos os autores, imbuídos da mesma preocupação, entendem que projetar o futuro ê levantar problemas. O diagnóstico mais do que as soluções, representa o prefa­cio das páginas do amanhã. As pinceladas sobre o caminhar da aventura humana, na busca de condições sobrevivências colocam, sobre a branca tela das próximas duas décadas, as primeiras cores de um mundo em substancial transformação. Um mundo de incógnitas, de incertezas, mas de tactável e real esforço para superação dos pontos emergenciais de / sua angústia atual; os valores do passado, a ciência do presente e a esperança do futuro constituem o tripé da permanên­cia do homem, cujas perspectivas tece com linhas desconhe cidas.

Os autores do presente volume sabem, quando/ perscrutam o amanhã, que o indecifrável espaço futuro será preenchido com díspares complexos de equações, tal­vez bem distintas das propostas nos temas abordados. Sabem, entretanto, que a melhor forma de começar a preenchê-lo ê começar a pensá-lo. E pensar o futuro ê, de certa forma, começar a vivê-lo.

 Supervisor: - Donaldo Sebastião Toledo Piza 

Colaboradores: - Antônio Sérgio Martins Rodrigues

Egas Moniz Nunes

Ives Gandra da Silva Martins

José Carlos Graça

Wagner José Luiz da Costa

André Ladislau A. Deustch

Miguel Colasuonno

Roberto Ferreira do Amaral

Roberto de Oliveira Campos

Ruy Lansaro Paganini

Samuel Pfromm Netto

Waldemar Mariz de Oliveira Jr.