O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da FADISP alcançou, pela segunda vez consecutiva, um feito de grande relevância no cenário acadêmico nacional: recebeu o conceito “MUITO BOM” em 100% dos itens avaliativos da Área de Direito da CAPES, na mais recente Avaliação Quadrienal.
Embora a Comissão da CAPES tenha mantido a nota 5 para o Programa, o desempenho obtido é digno de destaque, já que, assim como em 2022, o conceito “MUITO BOM” foi atribuído nos 12 itens avaliados, abrangendo os eixos Programa, Formação e Impacto na Sociedade — uma performance que, em diversos aspectos, supera a de programas que obtiveram nota 6.
Para a Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ), o resultado ganha ainda mais significado por contar com a contribuição direta de seu presidente, Francisco Pedro Jucá, que também integra o corpo docente da FADISP como professor permanente do Mestrado e Doutorado em Direito, levando à instituição sua sólida experiência acadêmica, jurídica e institucional.
A APLJ registra, ainda, sua profunda gratidão à FADISP, que se tornou também o palco das reuniões mensais de seus membros acadêmicos, fortalecendo os laços entre a vida universitária e a produção intelectual da Academia.
A Ficha de Avaliação da CAPES destacou que:
“O Programa demonstrou maturidade e consistência em todos os elementos avaliados. O corpo docente estável e qualificado se mostra dinâmico e envolvido não só com o PPGD, mas também com a FADISP. A produção docente e discente é vultosa e de qualidade, destacando-se nas áreas temáticas em que se inserem.”
Outro ponto fortemente ressaltado foi a vocação internacional do Mestrado e Doutorado da FADISP, considerada sólida tanto na atração de estudantes estrangeiros, por meio de cotutelas, quanto no intercâmbio docente e discente, sustentado por parcerias institucionais como o programa Erasmus+.
A manutenção da nota 5, aliada ao reconhecimento máximo em todos os critérios avaliados, reflete o trabalho integrado da coordenação, docentes, discentes e egressos, com o apoio da Direção e da Coordenação da Escola de Direito da ALFA EDUCAÇÃO – UNIALFA/FADISP.
A APLJ parabeniza a FADISP por esse resultado exemplar que com a atuação acadêmica, contribui de forma decisiva para o fortalecimento do ensino jurídico de excelência no Brasil.
