Acadêmico Edvaldo Brito é homenageado no VIII Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro
Um dos momentos mais emocionantes do VIII Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), foi a homenagem ao Professor Edvaldo Pereira Brito, realizada durante a plenária de encerramento do evento, que teve como tema central “Atuais desafios da Reforma Tributária”.
O Professor Edvaldo Brito é Acadêmico da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ), ocupante da Cadeira nº 30, e reconhecido nacionalmente por sua contribuição à ciência do Direito.
Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, leciona atualmente nos cursos de pós-graduação da UFBA e da Universidade Católica de Salvador, mantendo intensa atividade acadêmica e intelectual.
Com uma trajetória marcada pela excelência e pelo serviço público, o Professor Brito é Mestre em Direito Econômico pela UFBA e Doutor e Livre-Docente em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP).
Foi Membro da Comissão de Juristas criada pelo Senado Federal para a atualização e reforma do Código Civil Brasileiro e exerceu relevantes cargos públicos, entre eles: Prefeito e Vice-Prefeito de Salvador, Secretário de Estado da Bahia em quatro gestões distintas — nas pastas da Saúde, Educação, Justiça e Assuntos Estratégicos — e Secretário dos Negócios Jurídicos do Município de São Paulo.
Entre 2013 e 2024, atuou também como Vereador da Cidade de Salvador, consolidando uma trajetória exemplar de compromisso com o Direito, a ética e a cidadania.
A homenagem prestada no Congresso ABDF 2025 reconhece não apenas a relevância de sua obra e de seu magistério, mas também sua atuação humanista e inspiradora no cenário jurídico brasileiro.
Para a Academia Paulista de Letras Jurídicas, o tributo representa motivo de orgulho e reafirmação do valor de seus membros, que honram o pensamento jurídico nacional com erudição e dedicação ao serviço público.

