No mês de junho, no dia 15, será celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Este mês é chamado de Junho Violeta. A ADFAS, associação fundada e presidida por Dra. Regina Beatriz Tavares da Silva, atua pela proteção de todos os membros da família: desde o nascituro até a pessoa idosa.
A vulnerabilidade da pessoa idosa, a inclusão social e a necessidade de não se comparar desiguais, oferecendo maior proteção aos 60 + norteiam o Tratado da Pessoa Idosa, 2º livro da Série ADFAS/Almedina. O recente lançamento da obra foi destaque no programa Inclusive, da Mega Brasil Comunicação, apresentado pela jornalista Rosa Buccino.
Dra. Regina Beatriz Tavares da Silva apontou os diversos aspectos que envolvem a proteção da pessoa idosa e que foram abordados na obra mencionada. Explicou tratar-se de um livro interdisciplinar, com dados também da psicologia e da medicina, sem se ater à teoria, mas sempre buscando a aplicação prática dos estudos apresentados.
Entre outros assuntos, a Presidente da ADFAS falou na entrevista sobre o Tema 1236, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual se debate a constitucionalidade da separação obrigatória de bens para os que se casam ou passam a viver em união estável com mais de 70 anos, explicando os equívocos que costumam rodear essa imposição legal, que protege a pessoa idosa.
O Tratado da Pessoa Idosa é coordenado por Dra. Regina Beatriz Tavares da Silva, Presidente da ADFAS, Dra. Kátia Boulos, Diretora de Relações Institucionais da ADFAS, e Dra. Maria José Bravo Bosch, Presidente da Comissão Espanhola de História do Direito de Família e das Sucessões.
A obra é bilíngue (português e espanhol), com todos os textos nas línguas portuguesa e espanhola, mais de 600 páginas e conta com a participação de renomados autores de seis países – Argentina, Brasil, Espanha, México, Peru e Portugal – que analisam os principais temas sobre os direitos da Pessoa Idosa.
Na obra, os autores refletem sobre os erros e acertos de seus respectivos ordenamentos jurídicos. Por isso é um “Tratado”, por examinar a temática de forma profunda e comparativa.
O livro já está disponível para compra no site da Almedina. Acesse aqui. Associados da ADFAS têm 40% de desconto.
PARA ASSISTIR A ENTREVISTA COMPLETA CLICAR ABAIXO