Ontem, 10 de agosto/2021, Membros da Academia Paulista de Letras Jurídicas - APLJ, se reuniram virtualmente às 16 horas, como acontece uma vez por mês, para proceder a votação que elegeu Fábio Prieto de Souza, que ocupará a Cadeira nº 57, cujo Patrono é Alfredo Gustavo Pujol. A cadeira estava vaga desde a morte em 9/4/2021 de Mário Sérgio Duarte Garcia.
Fábio Prieto, ex-presidente do TRF-3, eleito pela grande maioria, revolucionou e modernizou o Tribunal que durante uma década esteve paralisado. Conseguiu instalar o processo eletrônico e resgatar a agenda administrativa. É reconhecido, pela excelente atuação, por toda comunidade jurídica. Disseram: "O brilhante Desembargador Fábio Prieto, diante de sua inteligência e dedicação ao trabalho, deveria permanecer até aos 75 anos. Perde a Justiça. Perde a população. Perdem os justos".
A reunião foi aberta pelo Presidente da APLJ, Ruy Martins Altenfelder Silva, que deu boas vindas a todos os presentes virtualmente. Emocionado, teceu belas palavras sobre o Acadêmico e amigo Mário Sérgio Duarte Garcia.
Na sequencia usou da palavra o Chanceler da APLJ, Ives Gandra da Silva Martins, que deu uma pincelada no panorama político nacional.
A posse de Fábio Prieto de Souza ainda não tem data marcada.