Novo livro de Ruy Altenfelder: "Resgate da Cidadania"

Lançado pela SESI-SP editora, o livro "RESGATE DA CIDADANIA", de Ruy Altenfelder, tem prefácio de Ives Gandra da Silva Martins, Chanceler da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Ives destaca: "Ruy está nesta busca de soluções criativas para os grandes desafios que o Brasil deve enfrentar."

a livro Ruy Resgate d225a

Ruy Martins Altenfelder da Silva nasceu em 16 de abril de 1939, na cidade de Recife (PE), é casado com Nidia Artacho Altenfelder Silva, tem 4 filhos, 8 netos e 2 bisnetas.

Formou-se em Direito pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1962 e está inscrito na OAB/SP sob o nº 15.619. Concluiu o Curso Intensivo de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) em 1972.

Foi sócio do Escritório de Advocacia do Professor Fernando Rudge Leite. Em 1965, ingressou no Grupo Industrial Santista, integrando o seu Departamento Jurídico, dirigido pelo Professor Egon Felix Gottschalk. Foi corresponsável pela orientação jurídica das empresas do grupo, notadamente nas áreas do Direito Civil, Comercial, Tributário e Contábil-Fiscal, Administrativo, Trabalhista e Internacional Privado. Nesse período, assistiu o Professor Ruy Barbosa Nogueira, na Faculdade Paulista de Direito, dando aulas práticas de Direito Tributário.

Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo na gestão do Governador Geraldo Alckmin, em 2002-2003.

É o atual Presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APL)

Também é o Presidente Emérito do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e foi Presidente voluntário de seu Conselho de Administração SP e Nacional da entidade por dois mandatos (6 anos).

Preside o Conselho Superior de Estudos Avançados do Instituto Roberto Simonsen da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (IRS/FIESP). É vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e membro do Conselho Administrativo do Instituto Roberto Simonsen, tendo sido seu Presidente.

Foi Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e atualmente é membro de seu Conselho Consultivo.

Integra o Conselho de Administração da Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô) e o Comitê de Auditoria da CETESB.

É membro do Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina e do Conselho da Fundação Péter Murányi.

É membro do Conselho de Ética da Presidência da República e irmão Protetor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, tendo sido membro da mesa administrativa e exercido a Provedoria da Instituição.

Tornou-se membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo.

Associado e fundador da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP) e membro remido do Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo (IASP) e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

Presidiu o Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Fórum Euro Latino-Americano.

Foi Presidente do Instituto Brasileiro do Fosfato (IBRAFOS) e da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).

Foi Superintendente, Conselheiro e atualmente Curador dos Prêmios da Fundação Bunge.

Recebeu, além da láurea Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial (ABERJE 2010), as seguintes: Ordem do Rio Branco (Presidência da República), Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (Tribunal Superior do Trabalho), Zumbi dos Palmares (Fundação Zumbi dos Palmares), Visconde de Porto Seguro (Fundação Visconde de Porto Seguro), Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva (Instituto Histórico e Geográfico de Sorocaba).

Foi responsável pelo programa Diálogo Nacional, exibido desde 1998, semanalmente, transmitido pelas operadoras NET e TVA e pela Internet (www.dialogonacional.com.br).

É autor dos livros Cenários de esperança; O pressuposto da ética; Repensando o Brasil: ética para todos; e Saúde, educação e família. E coautor de Princípios constitucionais relevantes; Direito, economia e política; Centenário José Geraldo Rodrigues de Alckmin; e Impeachment: instrumento da democracia.

Atualmente, é colaborador dos principais jornais brasileiros e de revistas especializadas em assuntos jurídicos e sociais.