Hoje, 9 de março/2021, Acadêmicos da APLJ - Academia Paulista de Letras Jurídicas, se reuniram virtualmente às 17 horas e aconteceu a Posse de novos membros correspondentes, indicados pelo Dr. Francisco Pedro Jucá, titular da cadeira nº 07, patrono Antonio Sampaio Doria;
Abriu a reunião o Presidente da APLJ, Ruy Martins Altenfelder Silva, dando boas vindas a todos os presentes virtualmente, e na sequencia o Acadêmico Milton Paulo de Carvalho fez um discurso: "Elogio ao Patrono" homenageando Plínio Barreto, Patrono da Cadeira nº 58, que o palestrante ocupa desde o ano de 2015.
Foram empossados:
● Ministro Alexandre Agra Belmonte - ● Ministro Cláudio Mascarenhas Brandão - ● Ministra Maria Helena Mallmann - ● Ministro Maurício Godinho Delgado - ● Professor Ricardo Guimarães
Dr. Francisco Pedro Jucá, fez o Discurso de recepção aos novos membros empossados:
A Academia Paulista de Letras Jurídicas recebe nesta sessão extraordinária, que julgo memorável, uma plêiade de juristas como Membros Correspondentes. É enriquecida com isso, ganha mais valor agregado com novos corações e mentes, aumenta as possibilidades de sua contribuição ao Direito e às Instituições.
Por minha proposição apoiada desde a primeira hora pelo nosso Chanceler Ives Gandra da Silva Martins e pelo Presidente Ruy Altenfelder, ingressam no sodalício quatro Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, neles sendo reconhecida a significativa contribuição ao Direito que vêm fazendo ao longo dos anos de suas atuações.
A Min. Maria Helena Malmann, Min. Cláudio Mascarenhas Brandão, que em seus votos e atuação judicante constroem silenciosamente a boa doutrina trabalhista, efetivamente distribuindo justiça.
O Min. Maurício Godinho Delgado, autor consagrado, doutrinador reconhecido, com expressiva obra jurídica publicada em repetidas edições, e com seus votos que são lições substanciosas e o Min. Alexandre Agra Belmonte, jurista de escol, extraordinário na preciosa intersecção que faz entre o Direito do Trabalho e o Direito Civil, em obra que é clássica desde sempre.
E o eminente advogado e professor Ricardo Guimarães, de cuja obra ganha destaque especial, seus portentosos Comentários à CLT. Vem formar ao lado do Min. Walmir Oliveira da Costa e do Min. Aloysio Correia da Veiga, já integrantes do sodalício, um seleto grupo de jus-laboralistas que engrandecem a Academia, e revelam a vocação nacional da cultura paulista, atraindo valores e talentos para contribuir sempre com o Brasil.
O braço do Direito Social se fortalece e ganha cada vez mais reconhecimento, ganham a Academia, seus membros, ganha a sociedade. Isto é contribuição efetiva da APLJ a serviço da sociedade e do país.