Simpósio 2019 - Filosofia do Direito e seus Meandros - UNIMES

O simpósio acontecerá no dia 25 de Outubro no auditório da UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos - no 3º Andar com abertura e credenciamento a partir das 8 horas.

O Simpósio "Filosofia do Direito e seus Meandros" – UNIMES – inaugura um espaço para a reflexão jusfilosófica, chamando à participar deste projeto juristas, filósofos, pensadores das mais diversas áreas, professores e alunos, graduandos e graduados, pós-graduandos e pós-graduados, Mestres e Doutores, Pós-Doutores, de modo a ampliar a discussão dos meandros jusfilosóficos, desde os tempos antigos à atualidade, pensando o Direito em sua essência, de forma principiológica e fundamental, atentando à complexidade de pensamentos que estruturam o cósmos jurídico e a influência que exercem até os dias atuais. O evento conta com grandes nomes do pensamento jusfilosófico, que contribuirão para a construção de um debate robusto sobre os temas ofertados.

Já, desde os primórdios, os meandros da Filosofia firmam as balizas de cosmovisões que vinculam, inclusive, a Hermenêutica Jurídica e a marcha do Direito, percorrendo por toda a História da Humanidade: desde Platão e Aristóteles, fluindo pelos ideais religiosos medievais, filosofias do Renascentismo, Iluminismo, até os dias hodiernos, em que as ideologias afloram em embates político-sociais.

Assim, em um evento inédito para discussões tão abertas, apresentamos o Simpósio "Filosofia do Direito e seus Meandros", a partir de reflexões de jusfilósofos, filósofos, juristas e pensadores de grande expressão.

INSCRIÇÕES• PARTICIPAÇÃO*
Deverão inscrever-se pelo site e, no ato do credenciamento, levar um kilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade da região.

• FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

* Os alimentos recebidos no evento serão destinados ao uma entidade sem fins lucrativos da região

9:00h - 9:25h - ENTRE PLATÃO E ARISTÓTELES: O EMBATE HERMENÊUTICO AGOSTINIANO-TOMISTA - M.E. JOSUÉ RICARDO MENOSSI DE FREITAS

9:25h - 10:15h - O DIREITO NA ENCRUZILHADA DA DEMOCRACIA - PROF. DR. MÁRCIO ANATOLE DE S. ROMEIRO

10:15h - 11:05h - NIETZSCHE E A GENEALOGIA DO DIREITO - PROF. DR. HENRIQUE GARBELLINI CARNIO

11:05h - 12:00h - ÉTICA E DIREITOS HUMANOS - PROF. DR. FRANCISCO PEDRO JUCÁ

12:00h - 15:00h - INTERVALO - ALMOÇO 

15:00h - 18:00h  - APRESENTAÇÃO - ALUNOS

19:00h - REABERTURA

19:30h - 20:20h - O PAPEL DA DOUTRINA NA DECISÃO JUDICIAL - M.E. JOÃO PAULO MARQUES DA SILVA

20:20h-21:10h - OS MONARCÔMACOS E O DIREITO DE RESISTÊNCIA - PROF. DR. GERSON LEITE DE MORAES

21:10h- 22:00h - FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E DIREITO - PROF. DR. HÉLCIO DE ABREU DALLARI JÚNIOR


                       AV. FRANCISCO GLICÉRIO, 06/08 - ENCRUZILHADA - CAMPUS ROSINHA VIEGAS - SANTOS/SP

Simposio 25 outubro 3e198