É verdade que não há evidências históricas conclusivas sobre a data exata do nascimento de Jesus Cristo. A celebração do Natal em 25 de dezembro tem mais a ver com as tradições religiosas e culturais do que com uma comprovação histórica precisa.
A escolha do dia 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Jesus remonta ao século IV, quando o cristianismo se tornava cada vez mais influente no Império Romano. Na época, essa data foi escolhida para coincidir com as celebrações pagãs do solstício de inverno, que eram muito populares na cultura romana.
A Igreja Católica ao que tudo indica, criou essa data entre duas festas pagãs justamente para enfraquecê-las.
Embora a Bíblia não forneça uma data específica para o nascimento de Jesus, algumas passagens indicam que ele nasceu em uma época em que os pastores estavam nas colinas, o que sugere que não era uma época de inverno, quando os pastores não estariam pastoreando seus rebanhos no campo.
E importante lembrar que a celebração do Natal em dezembro tem mais a ver com a tradição e simbolismo do que com uma data histórica precisa.
O Natal é um momento em que muitas pessoas ao redor do mundo se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus, independentemente da data exata.
O significado e a importância do Natal vão além de uma questão de calendário, representando a mensagem de amor, paz e esperança trazida por Jesus Cristo. E incrivelmente nesse período as pessoas ficam mais sensíveis; unem-se numa ceia com familiares e amigos, trocam presentes, se abraçam, emocionam-se e fazem desejos bons aos semelhantes. Portanto, a você que leu meus artigos este ano desejo um Feliz Natal!
Domingos Sávio Zainaghi. Advogado, professor, jornalista, escritor e palestrante.